Diariamente usamos diversos tipos de produtos em nosso cabelos, que mesmo depois da lavagem, podem acabar ficando acumulados na raiz dos fios e no couro cabeludo.
Esse acúmulo de produtos pode causar a obstrução do bulbo capilar, impedindo a penetração dos nutrientes na fibra capilar.
Essa “sujeira” que fica nos fios pode gerar problemas como a coceira, caspa e queda de cabelo. Além de impedir que os cabelos fiquem nutridos e fortes.
Por isso é importante fazer a esfoliação do couro cabeludo regularmente para retirar tanto a oleosidade excessiva, quanto os resíduos de produtos acumulados.
Para que serve a esfoliação capilar e quem pode fazer
A esfoliação capilar (ou peeling capilar) ativa a circulação sanguínea, aumentando a produção de oxigênio no couro cabeludo, o que facilita a absorção dos nutrientes pelo fio e auxilia no crescimento capilar.
Esse procedimento é indicado para todos os tipos de cabelo, porém evite fazê-lo se você tiver alguma irritação no couro cabeludo ou passou por um procedimento químico recentemente.
A massagem esfoliante deve ser feita antes da aplicação do seu shampoo diário, em movimentos circulares e com as pontas dos dedos, evitando-se usar as unhas.
Como fazer esfoliante caseiro com café para os cabelos
O café é muito conhecido por estimular o crescimento capilar e também é um item que sempre costumamos ter em casa.
Ele retira as células mortas do couro cabeludo, além de proporcionar brilho e cor para os cabelos escuros.
Para fazer essa receita de esfoliante caseiro você precisará de:
- 2 colheres de borra de café;
- 4 colheres de óleo de azeite extra virgem;
Em um recipiente de plástico limpo, coloque a xícara de pó de café. Adicione o azeite. Misture bem.
Aplique no couro cabeludo e faça movimentos circulares com as pontas dos dedos, massageando-o por cinco minutos. Enxágue com água fria e um shampoo de seu gosto. Finalize como de costume.
- Hidratação milagrosa para cabelos cacheados ressecados
- Produtos para cabelos cacheados
- 5 hábitos para ter cabelos mais bonitos