Cronograma capilar: Como cuidar dos cabelos em casa

cronograma-capilar-como-cuidar-dos-cabelos-em-casa

O que é o cronograma capilar? 

Cronograma capilar é uma agenda de tratamentos para cuidar dos cabelos, que você pode fazer em casa.

Como fazer o cronograma?

Você só precisa marcar na sua agenda os dias que quer fazer os tratamentos e qual etapa será feita naquele dia. 

Quais são as etapas do cronograma?

Existem 3 etapas do cronograma oficial. Hidratação, nutrição e reconstrução. 

Para que serve cada etapa do cronograma?

Hidratação é a base de tudo. Ela serve para repor líquidos e quando o cabelo está bem hidratado ele consegue absorver melhor nutrientes e vitaminas. 

Quem pode fazer hidratação? 

A hidratação pode ser feita por todos os tipos de cabelos para recuperar o brilho e maciez. Os principais componentes para hidratação são extratos naturais de plantas e frutas. 

Quem pode fazer nutrição?

Nutrição é feita para repor os nutrientes que são perdidos diariamente pelos cabelos. Os principais ativos para a nutrição são os óleos vegetais e as manteigas vegetais. 

A nutrição pode ser feita em todos os tipos de cabelos, principalmente cabelos secos e ressecados. Serve para repor lipídios deixando os cabelos fortes, nutridos e com brilho.

Quem pode fazer reconstrução?

Por fim, a reconstrução repõe a massa capilar dos fios e fecha as cutículas, deixandos os cabelos mais alinhados e saudáveis. Colágeno e queratina são alguns dos ativos presentes na reconstrução.

A reconstrução é indicada para cabelos quebradiços e que passaram por procedimentos químicos. Nem todos os cabelos precisam desse tratamento. Quando necessário, deve ser feito a cada 15 dias. 

Qual tratamento você precisa?

Existe um teste de porosidade capilar na internet para saber de qual tratamento o cabelo precisa. Basta colocar um fio de cabelo dentro de um copo com água. Se o fio boiar, precisa de hidratação. 

Se ficar no meio do copo precisa de nutrição e se afundar completamente precisa de reconstrução. Esse teste não é 100% garantido, mas pode te dar um norte. 

Porém o jeito mais simples de saber qual tratamento seu cabelo precisa, é observar o aspecto dos fios. Se seus cabelos estão apenas opacos e sem brilho, precisam de hidratação.  

Se os cabelos estão fracos, quebradiços, com pontas duplas, sem brilho e vitalidade, precisam de nutrição. Já os cabelos porosos, quebradiços e elásticos, precisam de reconstrução.

Preciso ter uma máscara de tratamento para cada etapa?

Hoje em dia a maioria das máscaras de tratamento tem mais de uma função, ou seja, elas podem ser usadas para mais de um tipo de tratamento.

Por exemplo, uma máscara de hidratação geralmente contém alguns óleos em sua composição, ou seja, a mesma máscara de hidratação pode ser também usada para a nutrição.

Aprenda a fazer seu próprio cronograma e fazer seu cabelo crescer muito. Clique aqui e saiba mais.

cabelos-saudaveis-cronograma-capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top