Transição capilar – Como definir os cachos

Oi gente, tudo bem? O assunto de hoje é a grande dúvida de quem passa pela transição capilar. Normalmente as pontas, ainda com química ficam esticadas e ressecadas, enquanto a raiz que está crescendo fica cacheada, o cabelo fica com texturas diferentes e não tem uma aparência muito boa.

Infelizmente não existe fórmula mágica para fazer as pontas com química ficarem cacheadas do dia para a noite, mas tem vários truques e produtos para ajudar a passar por essa transição sem traumas!

Santa texturização! <3

A texturização é uma forma de “mudar a estrutura dos fios” temporariamente, ajudando a formar e definir os cachos. Aqui tem um post completo com vídeos mostrando como fazer a texturização.

Aposte no gel

Dê preferencia aos produtos sem álcool que não ressecam os cabelos. Aplique o gel mecha por mecha fazendo fitagem, não esqueça de amassar as pontas em movimentos de baixo para cima para ajudar a formar as ondulações nas pontas.

É importante fazer o mesmo movimento após os cabelos estarem completamente secos para quebrar o durinho que fica e deixar os cachos com aspecto mais natural. Quem tem dificuldades de encontrar os produtos adequados pode optar pelo gel de linhaça caseiro.

Receita de gel de linhaça

  • 1 xícara de chá de água
  • 1 colher de chá (cheia) de linhaça dourada em grão
Coloque água e linha em uma panela em fogo alto até ferver (aprox. 5 min.)
Coe a mistura ainda quente, e deixe esfriar para fazer a aplicação. O aspecto será de uma baba grossa, utilize após lavar os cabelos normalmente.

Abuse dos óleos vegetais

Nutrição pelo menos 1 vez na semana pode salvar vidas! Essa é uma fase em que os cabelos estão danificados e precisam de muitos nutrientes, que pode ser recuperados com o uso de óleos vegetais.

Se não tiver tempo de fazer nutrição durante o dia, aproveite para fazer durante o sono de beleza e aposte na umectação capilar noturna.

Modelador de cachos nele!

Outro aliado fiel das “transitadas” é o modelador de cachos, ele (infelizmente) não tem o poder de fazer as pontas lisas ficarem cacheadas, mas ajudam a segurar os cachos que estão se formando e deixam as pontas mais onduladas, assim seus cabelos ficam com uma carinha mais uniforme.

Aqui tem uma sugestão de alguns produtos que tem essa função modeladora.

 

Crie uma rotina de cuidados

Seguir um cronograma capilar feito por você, com o tempo que você tem disponível para dedicar ao seu cabelo ajuda e muuuito.

Por exemplo, se você consegue fazer hidratação apenas uma vez por semana, alterne entre hidratação e nutrição, pois nessa fase o cabelo precisa muito disso. Faça tratamentos noturnos e ganhe tempo!

Dê um jeito de encaixar na sua agenda tratamentos de reconstrução a cada 15 dias, estes serão muito importantes para ajudar a recuperar os fios danificados pela química.

Diminua o uso do xampu

Durante a transição os fios podem ficar fracos e quebradiços, e o ressecamento pode pior a situação. O sulfato que existe no xampu deixa os fios ainda mais ressecados, espigados e sem forma.

Tente usar xampu apenas 1 vez na semana, e nos outros dias que precisar lavar o cabelo use apenas condicionador, como na técnica de coowash.

 

8 thoughts on “Transição capilar – Como definir os cachos

  1. Parabéns pelo blog, eu estou em transição e uso a tecnica do gel na finalização, fica muito bom, continue com suas dicas e tudo o mais, vejo seu blog todo dia, bjs

  2. Oi, estou em transição e fiz um bc a um dia? 🙂
    Posso usar o gel mesmo pra definir os meus cachos? Ele não irá agredir o meu cabelo não?
    Obrigada! Bjs! 🙂

    1. Oi, parabéns por ter tomado essa atitude, vai ver que foi o melhor mesmo, e pode usar gel sim, mas tem que ser gel sem álcool porque ele não resseca o cabelo. Boa sorte nesta nova fase. Beijão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top