Como fazer o cabelo crescer mais rápido

cabelo-cacheado-produtos-indispensaveis-para-cachos

Se você é uma cacheada que sempre reclama que seu cabelo não cresce, então leia com carinho esse post, e veja algumas dicas para ajudar a fazer o cabelo crescer mais rápido!

Mas, antes de sair por aí fazendo mil e uma receitas para crescimento capilar, é preciso entender um pouquinho sobre como isso normalmente ocorre.

Calma! Não é preciso ser um expert em cabelos, basta apenas conhecer o básico sobre a formação e o que os fios precisam para se desenvolver melhor. Assim, podemos identificar o que é bom ou ruim para nossos cabelos.

O que você precisa saber sobre a formação dos fios

Que os fios costumam crescer cerca de 1 cm por mês, isso você já deve saber. O que você provavelmente não sabe, é que o fio se origina nos folículos pilosos que se encontram no couro cabeludo. Dentro do folículo piloso forma-se o bulbo capilar, que é a raiz dos cabelos. E a circulação sanguínea é a responsável pela alimentação, que nutre as células, para que se reproduzam originando o fio.

como fazer o cabelo crescer
Imagem retirada do site saude.abril.com.br

O fio de cabelo é composto por cerca de 80% de queratina, uma proteína que cria uma espécie de película protetora que deixa os cabelos mais elásticos e resistentes. Por isso, a queratina é normalmente usada para fazer reconstrução capilar, quando os cabelos estão muito danificados.

Os outros 20% são compostos por sais minerais, lipídios (gorduras) e água, que são responsáveis pela maciez. Por isso, repor esses compostos ajuda a deixar os cabelos mais saudáveis, tornando-os mais fortes para que cresçam mais.

Nós possuímos cerca de 3 milhões e meio de fios no couro cabeludo, e eles não crescem todos de uma só vez, o processo acontece de forma descontínua, ou seja, enquanto temos fios que estão nascendo, outros já estão crescidos, e outros estão caindo.  Mas, além deste processo natural de crescimento e queda, existem outras causas que podem influenciar.

Causas que influenciam no crescimento dos cabelos

  • Alterações hormonais – Fases como puberdade, envelhecimento, gravidez;
  • Químicas – Substâncias como bebidas e cigarro também são prejudiciais;
  • Psíquicas – Situações de estresse podem fazer o fio parar de crescer;
  • Nutricionais – Falta de vitaminas e proteínas alteram o fluxo normal de crescimento;

O que ajuda a fazer o cabelo crescer mais rápido

Alimentação

“Comer para crescer forte!” Não, isso não é papo de mãe! De fato uma boa alimentação pode fazer milagres por nossos cabelos. Por isso, é importante saber a constituição dos fios, afinal, se os cabelos precisam de nutrientes, e não consumirmos os nutrientes necessários, ele não terá força para crescer.

Já escrevi um post aqui no blog falando sobre como a alimentação influencia no saúde dos cabelos. O fio necessita de nutrientes que muitas vezes não consegue por meio de cremes e tratamentos e sim, através da alimentação. Beber bastante água também ajuda. Se você não gosta de comer frutas, pode fazer sucos.

O que consumir

Proteínas: As proteínas são o principal elemento da composição dos cabelos. Onde encontrar: carnes, frango, peixe e ovo.

Cisteína (aminoácido): Alguns alimentos ricos em aminoácidos são os grãos (como feijão, grão de bico, ervilha), cereais integrais (como pão e arroz) e também em frutas, como abacate e banana (quem é cacheada conhece e ama!..rss).

Vitaminas do complexo B: Encontradas em carne de porco, fígado, legumes, grãos integrais (vitamina B1); leite e derivados, ovos, vegetais de folhas verdes (vitamina B2); carne de porco, farelo e germe de cereais, leite, gema de ovo, farinha de aveia (vitamina B6); fígado, leite e derivados, carnes, ovos ( vitamina B12).

Sais minerais (ferro, zinco, cobre e magnésio): atuam diretamente na multiplicação celular, ou seja, são responsáveis por aumentar a produção e velocidade de crescimento dos fios. Encontrados em: Zinco: leite, fígado, moluscos, farelo de trigo. Ferro: O ferro ajuda os fios a absorverem os demais nutrientes, por isso ele é tão importante. Onde encontrar: carnes, feijão, lentilha e folhas verde-escuras, como espinafre e couve.

Circulação sanguínea no couro cabeludo

Como nós já vimos no texto acima sobre a formação dos fios, o cabelo precisa de alimentos que vem por meio da corrente sanguínea, por isso, ter uma boa circulação sanguínea na região capilar ajuda no crescimento.

Fazer uma boa massagem com movimentos circulares auxilia na desobstrução dos poros; A massagem é importante porque o couro cabeludo precisa estar limpo sem muita oleosidade ou sujeira para o cabelo crescer mais rápido.

Pentear os cabelos também ajuda muito a ativar a circulação. Existe um mito de que os cabelos cacheados não podem ser penteados, podem sim! Faça isso quando os fios estiverem molhados, com escova ou pente apropriados ou até mesmo com os dedos, passando levemente sobre o couro cabeludo.

O que prejudica o crescimento dos fios

Agressões aos fios como química da progressiva, da definitiva ou mesmo o calor do secador, podem dificultar o crescimento dos fios. Esses processos deixam os cabelos debilitados, e por isso crescem mais lentamente. Evite também, deixar o cabelo preso o dia todo, principalmente se ele estiver molhado.

Passar por momentos de estresse também pode prejudicar o desenvolvimento dos fios, ou até mesmo fazê-los parar de crescer, e começar a cair. Então se você acha que seu cabelo está crescendo muito lentamente e não for nenhuma das causas citadas, procure um especialista para te ajudar a solucionar este problema.

Ajudinha extra!

Na internet, encontrei muitos relatos falando que tônico capilar é um produto que realmente funciona.Você pode encontrar em farmácias e perfumarias, ou, você pode substituir esse tônico por produtos como xampus à base de ginseng ou hortelã, que também estimulam a circulação, ou também as nossas amadas receitinhas caseiras.

Receitas caseiras para fazer o cabelo crescer

Tônico de Hortelã
6 galhinhos de hortelã
1 copo de água (200 ml )

Preparo: Bata no liquidificador a água e a hortelã, depois coe tudo.

Como utilizar: Aplique na raiz dos cabelos já lavados, massageando por 5 minutos. Deixe secar naturalmente, não é necessário enxaguar. Repita esta aplicação 1 vez por semana, deixe por um período mínimo de 12 horas e não guarde o restante que sobrou.

Fonte: Receita do site Portal da Beleza

Chá de Cravo da Índia

½  xícara de chá de cravo da índia
800 ml de água

Preparo: Ferva a água e depois acrescente o cravo da índia por cerca de 2  minutos, desligue o fogo e deixe de molho.

Como utilizar: Faça a aplicação diretamente nos cabelos após lavar normalmente, e enxágue apenas com água. Pode ser colocado dentro do seu condicionador habitual, deixando agir por cerca de 10 dias antes de usar. Repita esse processo apenas 2 vezes por semana, pois pode deixar os cabelos ressecados.

Fonte: Receita do canal Sempre Cacheada

Xampu de cebola
1 xampu neutro sem sal
1 cebola média

Preparo: Antes de tudo é preciso descascar a cebola. Corte em cubos pequenos e coloque dentro do frasco de  xampu. O ideal é que você já tenha usado esse xampu algumas vezes para que tenha espaço para acrescentar a cebola. Ou você pode bater a cebola no liquidificador com um pouco de água, depois coe e coloque apenas o líquido dentro do xampu. Reserve a mistura e deixe agir por cerca de 10 dias antes de usar.

Como utilizar: Aplique no couro cabeludo, massageando com movimentos circulares. Depois aplique o condicionador do comprimento até as pontas, sem encostar na raiz. Pode ser usado diariamente.

Fonte: Receita do site Cantinho da Nanda

Suco para o cabelo crescer mais rápido

Um ótimo suco para fazer o cabelo crescer mais rápido, fortalecer e diminuir a queda é o suco de frutas e legumes pois ele é rico em vitaminas e minerais.
Ingredientes
1/2 cacho de uvas
1/2 laranja com bagaço
1/2 maçã gala
4 tomates cereja
1/2 cenoura
1/4 pepino
1/2 copo de água

Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, depois adicionar o suco de 1/2 limão.

Como utilizar: Tomar 2 vezes ao dia, em 2 dias da semana ou tomar 1 copo diariamente.

 Fonte: Receita do site Tua Saúde

Acho que o post ficou bem explicadinho não é meninas? Mas, se ficar alguma dúvida ou quiserem compartilhar suas dicas para crescimento, podem mandar nos comentários ou por e-mail.
Um super beijo!

13 thoughts on “Como fazer o cabelo crescer mais rápido

  1. Testei o shampoo de cebola e deu super certo 🙂 . Valeu pela dica …

  2. Gostei muito da dica minha filha que muito ter cabelos cacheados mais o dela ainda esta muito andulados e ela usa hidroxio de sodio mais ja tem três meses que não alonga e que fazer o permanente o que vc em dica para ela

  3. Admirando o compromisso você colocar em seu blog e em profundidade informações você fornecer.
    Tem boa vir através de um blog de vez em quando não é a mesma velho requentada informações.
    Maravilhoso! Tenho salvou seu site e estou incluindo seu RSS
    feeds para minha conta do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top