Cuidados com cabelos cacheados – Passo a passo

cabelos-cacheados-maravilhosos-em-4

Para manter os cabelos cacheados bem definidos é preciso manter o cabelo saudável, bem hidratado e forte. Ai vocês me dizem, dah! isso eu já sei, mas como conquistar esses cachos fortes, saudáveis, hidratados e tão desejados?
Basta criar uma rotina! Eu nem sempre fui muito de cuidar dos meus cachos mas, hoje aprendi, que é muito importante manter uma rotina incluindo:

  • Um bom shampoo e condicionador adequados;
  • Máscara de tratamento;
  • E finalizador;
O ideal é usar produtos para cabelos cacheados, pois eles já contém as propriedades necessárias para o tratamento desse tipo de fio. Procure não lavar os cabelos diariamente e sim a cada um ou dois dias, dependendo do aspecto do cabelo. Veja como lavar os cabelos cacheados sem ressecar.Para secar cabelos cacheados com o secador escolha o ar frio não o ar quente, isso ajuda a deixar os cachos modelados e evita o frizz.

Corte para cabelos cacheados

Devido a ondulação no formato dos cachos a oleosidade tende a não chegar até as pontas do nosso cabelo, o que deixa um aspecto de cabelo ressecado, por isso é ideal cortar as madeixas a cada três meses, mesmo que sejam só as pontinhas. Isso ajuda a tirar o ressecamento.
O cabelo fica ainda mais bonito quando cortado em camadas, ficando com as pontas menos volumosas. O melhor é cortar os cabelos secos, assim você já sabe como está ficando. No salão Lunablu os cortes são feitos á seco e o resultado fica maravilho, veja tudo sobre o corte que fiz nessa salão no post cachos perfeitos com tratamento Lunablu.

Hidratação

Para evitar que os cabelos cacheados fiquem quebradiços e sem vida, precisamos fazer hidratações periódicas. É bacana seguir o cronograma capilar, assim você vai alternando o tipo de nutrientes que seu cabelo precisa para ficar com mais brilho e vitalidade. Veja algumas dicas de tratamentos para cabelos cacheados neste post que mostra 5 receitas caseiras incríveis e fáceis de fazer.

o cronograma capilar:

Sabendo que nem todos os cabelos são iguais, lembre-se que você pode ficar a vontade para adequar esse esquema á sua necessidade e disponibilidade de tempo para dedicar aos cabelos, você pode mudar a ordem dos tratamentos. Atenção apenas quanto a quantidade de reconstrução, não pode passar de uma vez a cada 15 dias.
Se quiserem posso fazer um post completo de como fazer cronograma capilar.
Beijão!

8 thoughts on “Cuidados com cabelos cacheados – Passo a passo

  1. Olá,

    Sempre vejo sobre esse "Cronograma capilar" e sempre tenho a mesma dúvida: O que seria a nutrição? Seria lavar a cabeça? Quais as diferenças?

    1. Olá Queen B, a nutrição é como uma hidratação, mas usando produtos que contém óleos vegetais ou á base de manteigas, eles servem para repor os nutrientes e vitaminas dos fios.

      No cronograma capilar, você vai alternar os tratamentos, por exemplo, uma semana você faz uma hidratação normal, na outra semana você faz uma nutrição usando 1 creme de tratamento + 1 colher de óleo de rícino, ou azeite, por exemplo.

      No começo é complicado para entender mesmo, eu também demorei para descobrir essas diferenças e como aplicar no cronograma. Mas a gente aprende..rss

      Dá uma olhada no post sobre diferença entre hidratação, nutrição e construção que pode ajudar também. Beijos

  2. olá , é a primeira vez que venho no seu blog, e descordo um pouco sobre cortar o cabelo pra nao ficar com aspecto de ressecado, na minha opinião (comprovada em casa) o que ajuda mesmo a afastar o ressecamento é a hidratação regular, no meu caso faz quase 2 anos que eu nao corto o cabelo (ele ta quase na bunda), de uns tempos pra ca eu vinha fazendo hidratação nele de 3 em 3 dias(+- 2 vezes na semana) e ele tava sempre lindo, controlado, e hidratado. Ai à um mes +- comecei a trabalhar mais, daí estou tendo pouco tempo para hidrata-lo, quando da é uma vez na semana (e olhe la), e reparei que ele ta com aspecto mais ressecado, as pontas estao secando mais rapido e o cabelo ta ficando uma vassoura. Logo na minha opinião o que mais influencia para um cabelo bonito e hidratado é uma hidratação e nao o corte.

    1. Oi Ariany, realmente, essa é uma questão que gera divergência até entre os cabeleireiros, nas minhas pesquisas sobre o assunto, vários dizem que é bom, outros dizem que não interfere.

      Eu particularmente coloquei o que funciona mais no meu cabelo, mas também percebo que a hidratação ajuda muitoo!

      Obrigada por compartilhar sua experiência, isso ajuda a gente e ter uma ideia de que realmente o que funciona para uns, pode não funcionar para outras, assim todas se ajudam para cuidar melhor de nossos cachinhos!

      Beijos e volte sempre 🙂

  3. eu nao entendo nada sobre cronograma capilar! seria muito bom se vc fizesse um post explicando!
    o que é a reconstruçao?

    1. Oie, a reconstrução serve para tratar os fios quando estão danificados, quebrados. Tem um post explicando direitinho o cronograma capilar que vai sair amanhã aqui no blog. Beijos

  4. Quando vc corta as mechas depois da primeira, sempre corta na diagonal ou corta reto mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top