O que você precisa saber antes de cortar o cabelo curto

o-que-voce-precisa-saber-antes-de-cortar-o-cabelo-curto

Se você quer cortar o cabelo cacheado curto mas está com receio do que os outros irão dizer (sim, isso pode acontecer), veja essas dicas para te ajudar a superar esses medos e encontrar um corte de cabelo que combine com você.

1- Tenha uma inspiração

Antes de cortar o cabelo é importante ter uma ou algumas referências. Principalmente de pessoas que tenham o cabelo parecido ou até o mesmo tipo de cabelo que o seu.

Assim, você terá uma noção clara de como vai ficar o resultado final.
Uma dica é criar uma pasta no Pinterest com algumas inspirações de cortes para cabelo cacheado ou crespo.

Essa foi a pasta que eu criei de inspiração de cortes para cabelo cacheado no Pinterest do Manual dos Cachos, fique á vontade para seguir e usar como inspiração para você.

pinterest-manual-dos-cachos-cabelo-cacheado-curto

2- Não precisa cortar de uma só vez

Eu cortei o cabelo em 3 etapas. Primeiro ele estava cumprido e eu fui á um salão de cabeleiro onde fiz um corte que não tirou no cumprimento, porém eu não gostei do corte.

Então eu mesma corte as pontas do cabelo em casa, para tirar aquele corte esquisito.

Então eu decidi cortar o cabelo curto e fiz o segundo corte na altura do ombro. Até que eu pensei, já que eu cortei, vou cortar realmente curto. E fiz o terceiro corte, bem curtinho como vocês podem ver no vídeo O que você precisa saber antes de cortar o cabelo cacheado curto. 

3- Prepare-se para as críticas

Tenho certeza que você já ouviu as frases: “mulher fica mais feminina de cabelo longo”, “homens gostam de mulher com cabelo cumprido”, ou mesmo tem aquela amiga que está começando o “projeto rapunzel para conquistar o cabelo dos sonhos”.

Ou seja, as pessoas tendem a achar o cabelo longo mais bonito e por isso, você irá provavelmente escutar críticas se optar por um corte mais curto.

Por isso, esteja preparada para ouvir críticas e talvez comentários negatívos sobre seu cabelo. Mas sinceramente, isso é um monte de besteira, e o que importa é a sua opinião.

Como você quer ter o seu cabelo, curto, longo, platinado? Pense em você e no que você quer. Sua opinião é o que realmente importa.

Veja como fazer cronograma capilar e ter cabelos bem cuidados 

4- Assista ao filme Felicidade por um fio

Esse filme fala sobre empoderamento feminio, autoestima e transição capilar.
Tenha em mente que, por mais que o cabelo em muitos momentos eleve a sua autoestima, você não é definido apenas por um cabelo.

5- Esteja preparada para as 3 fases:

Arrependimento

Você pode se arrepender de cortar muito curto ou de não ter escolhido o corte mais adequado para o seu tipo de cabelo. Tenha em mente que nem tudo na nossa vida sai como planejamos, mas tudo tem uma solução. Apenas tenha paciência.

Redescoberta

O cabelo sofrerá mudanças. O meu cabelo cacheado tipo B2, ficou oleoso com cachos mais abertos tipo 3A. Como lavar, a quantidade de produto a ser usado, como finalizar, tudo mudou. Você precisará redescobrir como cuidar dos seus fios e se adequear á nova rotina;

Aceitação

Você irá perceber que sente falta do cabelo longo, muitas vezes que ainda uso muito produto sem querer porque estqueço que já não preciso mais. O que você precisa é aceitar a mudança, ela com certeza será algo precioso na sua vida e algo que você estava precisando.

Por fim, a dica mais importante. Cabelo cresce! E aqui no blog Manual dos cachos você encontra dicas valiosas de cuidados para cabelos cacheado.

Veja Como fazer cabelo cacheado crescer mais rápido

5 thoughts on “O que você precisa saber antes de cortar o cabelo curto

  1. Agora fiquei com dúvidas de cortar. Mas amei as dicas obrigada

  2. Oi Janaína, estou passando por tudo isso que vc falou no seu post. Meu cabelo era bem grande, estava enorme, meus cachos são um 3b. Mas me vi numa fase da vida que queria mudar, cansada do cabelão, do trabalho que dava para cuidar e ainda tinha acabado de ganhar bebê, senti que queria cortar pra facilitar a vida e tentar um novo estilo. Fui no salão e fiz um corte long bob(acho que é esse nome, não sei mais), é igualzinho como está o seu agora, mas mais cumprido nas pontas da Frente. Meu Deus, sofri tantas críticas, me chamaram até de feia com esse cabelo que estou agora, ouvi tanta coisa, que acabou afetando minha auto estima. Enfim, estou tentando me adaptar a esse corte, que tbm não da pra prender, fazer coque, buááá! Me vi em vc quando contava sua experiência. Tbm estou tendo q me adaptar no cuidado, finalização do cabelo, os cachos na parte de baixo abriram mais, está um 3A, 2c. Fiquei muito pra baixo, mas era O que queria fazer, agora estou aprendendo a viver e me aceitar como estou! Janaína, faz um tutorial de penteados para nosso tipo de cabelo curto, um passo a passo de vários penteados! Obrigada viu pelo seu post, me ajudou muito.

    1. Fico muito feliz por poder ajudar Lari, Temos que nos unir. Não é só cabelo longo que é bonito. Temos que ter liberdade de escolher o estilo de cabelo queremos ter, não por pressão dos outros mas simplesmete porque gostamos 😉

  3. Olá, amei o seu vídeo pois me identifiquei muito com tudo que vc falou, estou na transição capilar pela segunda vez, eu tinha um cabelo comprido porém resultado de constantes progressivas, e aquele cabelo liso sem vida não me representava mais.
    Comecei a procurar cortes estilo Joãozinho que sempre um desejo, mas a primeira dificuldade foi encontrar um profissional que topasse cortar curtinho, aí fui em um salão especializado em cabelos étnicos e cortei, o corte não ficou bem como eu imaginava, me deu vontade de chorar mas não de tristeza pois eu me reconheci naquele corte com aquele cabelo Joãozinho que eu usei até os meus 14 anos, foi por resgatar de certa forma uma parte importante de mim.
    Quando sai do salão respirei fundo e disse pra mim mesma agora se assume porquê não tem volta, passei a olhar as pessoas e percebi que no metrô, no ônibus no shopping ninguém me olhava ou reparava em mim então pensei ufa não estou estranha kkkk.
    Eu havia assistido ao filme por um fio muito bom e lembrei da cena que a mulher do grupo de ajuda fala é linda só te falta atitude.
    A cabeleireira me aconselhou a usar brincos e maquiagem mais fortes e marcantes pra eu lidar melhor com a falta do cabelão.
    Comprei brincos pequenos sou discreta, passei a me maquiar com mais frequência mas agora quando dá Maquio se não dá vou de cara lavada mesmo eu não preciso me esconder, e usar artifícios eu sou bonita com cabelo curto ou comprido.
    A reação das pessoas que me conhecem foram dramáticas, ao ponto de me parem na rua pra perguntar o que eu fiz no cabelo, algumas incrédulas elogiam a minha coragem kkk mas o que importa é meu marido super apoiou e me elogia e tira fotos, e minhas amigas também,no trabalho foi um pouco mais complicado pois trabalho em um açougue sou a única mulher , ouvi algumas piadas de mau gosto do chefe, algumas comparações e risadinhas, mas sabe o que é melhor Janaína é que eu estou me descobrindo muito mais forte, como vc disse minha alto estima não pode estar atrelado ao comprimento e formato do meu cabelo, descobri que posso ser linda e femenina de várias maneiras.
    Agora estou descobrindo ele, ainda não bateu oarrependimento, tem apenas 15 dias que cortei mas já estou usando produtos pra acelerar o crescimento.
    Depois se vc tiver dicas pra cabelos Joãozinho adoraria.
    Obrigada.

    1. Obrigada por compartilhar sua história Rosemary, tenho certeza que irá inspirar muitas outras mulheres. Temos que acabar com essa cultura machista de que mulher não pode usar cabelo curto e se usa é porque tem algum “problema”. Sucesso 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top