Loading...
Cabelo cacheadoDicas

O que é Co-Wash?

co-wash-cabelo-cacheado-manual-dos-cachos

Oi gente, tudo bem com vocês?  Tenho certeza que as cacheadas aqui já ouviram falar sobre essa técnica chamada Co-wash, não é mesmo? Mas, afinal, o que é co-wash e como fazer? Vamos ver agora algumas dicas;

 

O que é Co-Wash?

Co-Wash é a redução do termo “conditioner washing” no português “lavar com o condicionador”. É uma técnica que utiliza apenas o condicionador para lavar os cabelos.

Nesse caso, os condicionadores específicos para a técnica possuem agentes emolientes capazes de promover a higienização suave dos fios, que substituem o uso do shampoo.

Essa técnica é geralmente utilizada por quem segue a rotina de No poo, ou seja, não utiliza shampoo na lavagem dos cabelos, apenas produtos naturais, veganos ou condicionador para co-wash.

Mas também é possível utilizar essa ténica se você não segue a rotina de no poo. Eu por exemplo, lavo o cabelo apenas com condicionador quando ele está mais resseacado ou quando preciso lavar o cabelo mais de duas vezes na semana, assim ele não resseca tanto.

Qual tipo de condicionador pode ser usado?

Essa é a questão mais importante, pois não deve ser usado qualquer tipo de produto. O condicionador não pode conter silicones insolúveis, petrolatos e parafina, substâncias que também são encontradas em produtos para finalizar os cabelos, como cremes de pentear, leave-in, óleos, etc.

Esses componentes devem ser evitados pois acabam “impregnando” os fios e não saem com o uso do condicionador, eles só são retirados completamente pelos ativos detergentes contidos nos xampus, como o sulfato, por exemplo.

Por isso, o condicionador ideal para ser usado na ténica de co-wash deve ser “liberado para no poo”.

Produtos para co-wash

Aqui tem algumas dicas de condicionadores específicos para co- wash, com preços bem acessíveis.

PRODUTOS-CO-WAASH-CABELO-CACHEADO

Quem pode usar essa técnica?

Qualquer pessoa pode fazer o Co-Wash, porém a técnica é mais indicada para quem tem cabelos muito secos ou ressecados, cabelos danificados, quimicamente tratados ou que estão passando pela transição capilar.

Isso porque, em cabelos mais oleosos pode acontecer o efeito contrário, os fios podem ficar com excesso de hidratação, deixando um aspecto sujo e pesado.

Quais os benefícios do Co-Wash para os cabelos?

Higienizar os cabelos cacheados apenas com condicionador agride menos os fios e evita o ressecamento, pois não retira a hidratação natural das madeixas devido ao seu pH, que mantém a cutícula selada. O cabelo fica limpo e hidratado ao mesmo tempo.

Ao contrátrio dos shampoos convencionais que possuem detergentes que retiram a sujeira e os resíduos de outros produtos que ficam acumulados nos nossos cabelos. Mas muitas vezes eles acabam retirando também a oleosidade natural dos fios, causando ressecamento excessivo e danificando a fibra capilar, porque eles abrem as cutículas dos fios.

Como fazer o Co-Wash

Na hora de lavar os cabelos deposite uma quantidade generosa de condicionador nas mãos, a mesma quantidade que usaria de xampu e aplique nos fios úmidos, massageando o couro cabeludo para retirar as impurezas e depois enxágue.

Para retirar as substâncias que não saem sem o uso dos detergentes (silicones insolúveis, petrolatos e parafina) é indicado que a higienização com co-wash seja alternada com a lavagem convencional utilizando xampu e condicionador comum.

Por exemplo, se você lava o cabelo três vezes por semana, pode optar por fazer co-wash em duas lavagens e na terceira lavagem você utiliza xampu e condicionador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSPIRE-SE