Cabelo cacheado: como fazer uma boa hidratação capilar

cabelo-cacheado-como-fazer-uma-boa-hidratacao-capilar

Nós sabemos que a hidratação serve para repor líquidos que os cabelos perdem no decorrer do dia a dia ou devido aos danos causados por procedimentos químicos, tinturas, descoloração, etc.

O uso contínuo de chapinhas, secadores e outros instrumentos de calor também contribuem para o ressecamento dos fios. Assim como a exposição ao sol, mar, entre outras coisas, deixando os cabelos ressecados e sem vida.

E se você é adepta do cronograma capilar, precisa saber que a hidratação é o primeiro procedimento que deve ser feito no cronograma, ou seja, a hidratação é a base do cronograma.

Isso porque a hidratação capilar irá repor a umidade dos fios fazendo com que os cabelos absorvam melhor os nutrientes das outras etapas do cronograma.

Veja como fazer o cronograma capilar para cabelo cacheado

Quando é preciso fazer a hidratação capilar

A hidratação capilar é feita para repor a umidade natural dos fios devolvendo o brilho e maciez. Ou seja, o tratamento deve ser feito quando os cabelos estiverem sem brilho e com aspecto ressecado.

O tratamento também pode ser feito antes e depois de procedimentos que agridem os cabelos como química ou chapinha, por exemplo. Assim você protege os cabelos de possíveis danos.

Já a frequência vai depender da necessidade de cada cabelo, podendo ser feito o procedimento de 2 a 3 vezes por semana.

Quais os tipos de cabelo que precisam de hidratação

A hidratação capilar é indicada para todos os tipos de cabelos. Porém é claro que um cabelo mais ressecado terá mais necessidade que um cabelo oleoso.

Entretanto, mesmo quem tem cabelo oleoso também pode fazer o tratamento, uma vez que a oleosidade tende a ficar mais concentrada no couro cabeludo e comprimento dos cabelos enquanto as pontas tendem a ficar um pouco mais ressecadas e danificadas.

Os cabelos crespos e cacheados que são naturalmente mais ressecados por causa do formato em espiral, que dificulta a hidratação de chegar até as pontas dos fios precisa de hidratação constante.

Assim como o cabelos quimicamente tratados, ou que estão passando pela transição capilar. Por isso a hidratação pode ser feita semanalmente.

E se você é daquelas que não têm tempo para cuidar dos seus cabelos cacheados, pode fazer hidratação no banho mesmo. Você pode usar ampolas de tratamento intensivo e máscaras de tratamento rápido que agem em até 5 minutos.

Veja os benefícios da babosa para os cabelos cacheados

Como fazer hidratação caseira corretamente

Higienizar: O primeiro passo é lavar os cabelos com shampoo. Isso é feito para que a hidratação penetre mais profundamente nos cabelos. Deixando os fios mais macios e hidratados.

Aplicação: Enluvar os fios é muito importante para que o produto penetre nos fios. Também evite aplicar no couro cabeludo para não entupir o bulbo capilar.

Depois de aplicar o produto nos cabelos e enluvar bem, coloque sempre uma touca de plástico, térmica ou mesmo uma toalha na cabeça para aquecer. Assim as cutículas se abre e permitem que a máscara de tratamento penetre melhor.

Tempo de ação: O tempo necessário para que a máscara de tratamento fazer ação é de 10 a 20 minutos, sendo o tempo limite de 45 minutos porque geralmente a máscara não faz mais efeito após esse tempo e pode inclusive causar o efeito contrário e pesar nos fios.

Enxágue: Quando for enxaguar o produto dos cabelos não é necessário usar shampoo novamente, apenas um condicionador de baixo PH para selar as cutículas e manter a hidratação “presa” no fio do cabelo.

Receita caseira de hidratação potente para cabelos cacheados

2 colheres de maizena
2 ou 3 colheres de máscara de hidratação

Preparo da hidratação de maizena para cabelos cacheados

Misture a maizena com uma xícara de água e leve ao fogo mexendo sem parar até ficar na consistência de mingau (maizena fica no ponto bem rápido).

Depois é só misturar o mingau com a máscara de tratamento, aplicar nos fios como descrito acima e deixar agir de 20 a 30 minutos. Depois enxaguar de preferência com água morna ou fria para evitar o frizz.

https://www.youtube.com/watch?v=3wQcHCYUFTs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top